Primazia

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Consultoria

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vamos falar de compras?



          O varejista diferencia sua loja das demais, principalmente com as mercadorias que vende.
            Com uma diversificação das mercadorias oferecidas para a venda, os consumidores recebem dos vendedores um padrão de vida representado pelas qualidades dos artigos vendidos.
            Satisfazendo aos desejos e necessidades dos seus consumidores com a compra certa o varejista apresenta “algo a mais” e pode se tornar um concorrente imbatível.
            Para uma boa compra é necessária a mercadoria certa, com o melhor preço possível, na quantidade certa e qualidade adequada.

Funções de Compras
  1. Estimar e avaliar a demanda;
  2. Determinar os tipos e quantidades de mercadorias necessárias;
  3. Selecionar os fornecedores;
  4. Negociar a compra da mercadoria;
  5. Receber e inspecionar a mercadoria comprada;
  6. Manter controle das mercadorias e fazer novos pedidos.

Estimando e Avaliando a Demanda
  • O primeiro passo é a avaliação das necessidades dos consumidores, selecionando um mercado-alvo ou grupo de interesse.
  • Descobrir as intenções de compra dos clientes. (utilizando ligações telefônicas, entrevistas na própria loja)
  • O interessante é ter em estoque os produtos mais vendáveis. 
  • Utilizar anotações que são feitas quando o cliente solicita algum produto que não há em estoque. A repetição das anotações representa uma demanda. 
  • Para avaliar e estimar a demanda também é possível utilizar o próprio julgamento, publicações especializadas, informações de fornecedores, compras na concorrência e compras passadas.

Determinação do tipo de mercadoria e quantidade a ser vendida

            O varejista determina o tipo de mercadoria que necessita com base no resultado da demanda, a análise dos dados internos da loja e a determinação da quantidade a ser vendida.


Seleção dos fornecedores

  •      A preocupação maior dos compradores é a de obter mercadorias de vendedores honestos de forma regular. Devem-se selecionar aqueles que tenham melhores condições de fornecimento a um custo reduzido, considerando-se também as seguintes condições: reputação; localização; serviços; políticas de trabalho; disponibilidade; termos de compra; vendas e experiência.

Negociação da compra de mercadoria

            A forma de negociar a mercadoria é determinante na lucratividade das atividades varejistas. Um dos primeiros aspectos a se considerar na negociação é a estrutura da empresa. Em lojas pequenas as decisões de compra, geralmente, são tratadas pelo próprio proprietário ou gerente. As lojas maiores têm estruturas mais complexas. A compra pode ser centralizada ou descentralizada, porém, nas lojas em cadeia é frequente uma combinação das duas formas, algumas mercadorias são solicitadas pelo escritório central, enquanto outras são compradas para atender à uma demanda específica da região.

Formas de comprar

            Há duas formas principais de compras, por ofertas do mercado ou por especificações. Na compra por ofertas do mercado, os compradores recebem ofertas dos fabricantes de produtos desenvolvidos por eles mesmos. O importante, neste caso, é saber quais os itens que são mais vendáveis na região.
            Nas compras por especificação, o comprador dá as condições do que deseja comprar e pode sugerir modificações.
Geralmente é feito um pedido inicial, são solicitadas amostras, e após constatação da qualidade e aprovação, um pedido regular é feito.

Fontes de Fornecimento

            Alguns varejistas compram direto dos fabricantes, enquanto outros preferem comprar de atacadistas, ou mesmo outros varejistas. Geralmente os compradores diretos dos fabricantes são os comerciantes de maior porte. Em virtude dos custos de fretes e despesas de manuseio, muitos fabricantes exigem quantidades mínimas o que dificulta aos pequenos e médios empresários. Para estes a melhor opção é comprar de atacadistas. Também é comum muitos varejistas se unirem para fazer cooperativas.

Negociação de Compra

O comprador deve preocupar-se com os seguintes fatores para uma boa negociação:

  1. Custo dos itens;
  2. Transportes;
  3. Propaganda;
  4. Serviços;
  5. Itens especiais;
  6. Estoques.
           
O objetivo é conseguir a melhor mercadoria pelo menor preço.


Recebimento e inspeção da mercadoria solicitada

            No recebimento é necessário realizar a verificação do pedido e checar se todas as condições mencionadas foram cumpridas e estão de acordo com o material enviado. Destacam-se a data requerida, a via de embarque, os termos de pagamento e, acima de tudo, as quantidades e os preços solicitados.

Controle da mercadoria e novos pedidos

            Um bom controle de estoques permite acompanhar as evoluções de pedidos e também solicitar os produtos certos. Muitos negociantes mantêm um nível mínimo de estoques, que se destinam a precaução de atrasos para entregas, ou mesmo para variações de demanda.

Muito Obrigado.
Carlos Alberto de Oliveira

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