Primazia

Primazia
Consultoria

sábado, 26 de outubro de 2013

Vamos entender o Franchising?



MANUAL DO FRANCHISING
Fonte: SEBRAE/SP - 

   O franchising continua sendo uma das formas de negócio de crescimento rápido, por ser um método/estratégia utilizado por empresas que desejam ampliar suas bases de atuação de maneira eficaz e eficiente, mas não podem, ou não querem, investir em recursos próprios (tanto financeiros, como humanos).
  No Brasil já existe uma legislação específica para empresas que pretendem ingressar no sistema de franchising. A Lei, Nº 8.955, também chamada Lei Magalhães Teixeira, é bem simples e sua essência trata da regulamentação sobre a obrigatoriedade de um esclarecimento formal prévio por parte dos franqueadores ao fechamento de cada negócio de franquia (caracterizado pela assinatura de contratos ou de pagamentos a título de aquisição do direito de uma unidade de franquia). Esse esclarecimento é feito formalmente por escrito através de um instrumento legal chamado Circular de Oferta de Franquia. Todas as empresas franqueadoras pertencentes ao sistema de franchising ou que pretende ingressar nele, obrigatoriamente, devem enquadrar-se nessa lei, sem exceções.
  Uma franquia bem escolhida permite reduzir os riscos que você enfrentará como empresário, mas não os elimina. É essencial saber que uma franquia não deve ser escolhida apenas com base no charme da marca e/ou do produto do franqueador. 

Na escolha da franquia, considere os seguintes aspectos:
– Custo de instalação da franquia
– Gastos com estoque, marketing e treinamento
– Custo de manutenção
– Reserva de caixa necessária
– Cobrança de taxas
– Faturamento médio mensal estimado
– Prazo de retorno do investimento
– Compatibilidade entre o investimento inicial e suas possibilidades
E não se esqueça de…
– Solicitar a Circular de Oferta de Franquias
– Tomar conhecimento da Lei do Franchising
– Verificar se a marca está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)
– Evitar fechar negócio através de intermediários, como escritórios de corretagem
– Submeter o contrato a um advogado antes de assiná-lo.
  
   Sabemos por dados estatísticos mensurados na prática, que o índice de mortalidade para empreendimentos independentes – novos negócios – chega ao patamar de 80% para empresas com até 1 ano de vida, ou seja, de cada 100 novas empresas ou negócios criados apenas cerca de 20 deles ainda estarão em funcionamento após 1 ano de sua abertura. Podemos dizer que para cada 100 novas franquias abertas, 95 delas permanecem em operação após 3 anos de sua abertura (dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que também podem ser considerados aplicáveis para o Brasil).
  Pesquisas feitas pelo SEBRAE mostra que, se compararmos uma franquia e um negócio independente que atuem no mesmo ramo, em média, o faturamento anual a franquia, dividido pelo número de funcionários, será o dobro do faturamento por funcionário do negócio não-franqueado.
Para muitos empreendedores, o sistema de franquias é visto como a grande oportunidade de realizar o antigo sonho de abrir o próprio negócio e conquistar a independência profissional e financeira. Mas, a falta de experiência e o despreparo para escolher o melhor investimento acaba, por muitas vezes, transformando essa ambição em pesadelo.
  Para se sair bem, é preciso mais do que sorte e vontade de vencer. Conhecer o funcionamento do franchising e acompanhar sua evolução é o primeiro passo para o negócio dar certo. Com a expansão do sistema, ocorrida principalmente nos ultimos anos, muitos profissionais tiveram que aprender, na marra, a ser um bom empresário e a visualizar o futuro.
  Antes de definir a área de atuação, faça uma pesquisa sobre a situação do mercado nos últimos anos e suas tendências. Lembre-se que são os diferenciais oferecidos por sua empresa que irão favorecer o bom desempenho no mercado.
  Um empreendedor deve estar sempre desenvolvendo estratégias bem definidas de atuação e procurando manter-se atualizado com as mudanças que ocorrem no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário