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sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A História do Telemarketing



1.1 A Definição de Telemarketing

 “É toda e qualquer atividade desenvolvida através de sistemas de telemática e múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas de marketing”.

1.2    Sua História

    O uso do telefone para fins comerciais  data desde 1880, em Berlim , logo após  o aparecimento do 1º telefone criado por Alexandre Graahm Bell quando uma pasteleiro oferecia seus pastéis ao cadastro de clientes. Na década de 50, embora sem a denominação de telemarketing, era usada principalmente nos USA, onde diversas publicações destacavam  números de telefones para obter respostas. Aqui no Brasil, também em meados desta década, as Páginas Amarelas possuíam uma equipe de vendedoras capacitadas para vender anúncios de  classificados através do telefone.
    Ainda que usado para outras ações de marketing, foi em vendas que o uso do telefone se destacou. Nos anos de 70 a Ford Motor Company lançou a primeira grande campanha de marketing executada por telefone.
   No início o termo “telemarketing” era conhecido apenas como vendas por telefone, mais tarde,  passou a identificar outras  ações de marketing, principalmente o atendimento ao cliente – SAC.

1.3    O Telemarketing no Brasil 

   No Brasil, em meados da década de 50, as Páginas Amarelas possuíam uma equipe de vendedoras capacitadas para vender anúncios de  classificados através do telefone.
Já no final dos anos 80, as filiais de multinacionais, cartões de crédito, editoras e as operadoras de telefonia incentivaram o uso do Telemarketing, estas últimas com a finalidade de aumentar o tráfego de ligações.
   A expansão das telecomunicações, com a privatização,  o desenvolvimento da informática, o  lançamento do “Código de Defesa do Consumidor” ( que protegia os negócios feitos por telefone)e também as próprias mudanças em costumes culturais foram fatores básicos para seu crescimento na década de 90.
   Até esta época, o local onde se realizavam as operações de telemarketing eram conhecidas como “centrais de telemarketing”. A introdução da tecnologia da informática   permitiu a mensuração de ligações e produtividade dos operadores, a unificação de cadastros além de agregar as diversas ações de marketing.
   Surgia, no final século,  os Call Centers .
   No início dos anos 2000 foi a vez da Internet chegar aos Call Centers permitindo às empresas sua comunicação com os clientes por diversos canais – os Contact Center – também conhecidos como Centrais de Relacionamento com o objetivo de cativar e fidelizar clientes.
   É surpreendente o crescimento do telemarketing no Brasil. Somente nos  três últimos anos este  setor alcançou 235% de crescimento, tornando-se um dos maiores empregadores do país.
   Sua expansão, conseqüentemente, oferece ao mercado uma enorme oferta de novos empregos e acredita-se que até o final de 2005 serão mais de 600.000 empregos diretos.
   Hoje as empresas brasileiras possuem em seus call centers / contact centers tecnologia de ponta e mão-de-obra capacitada  o que permite oferecer a empresas estrangeiras seus serviços.
   Segundo estimativa da ABT, em 2008, cerca de R$ 8,2 bilhões foram movimentados através de operações feitas por Telemarketing, englobando o consumidor final e o "Business to Business”. O Telemarketing vem apresentando um crescimento de cerca de 30% ao ano.
  Em termos de geração de empregos pelo setor, podemos estimar, com base nos resultados da VI Pesquisa ABT de Telemarketing, que a área gera aproximadamente 450.000 postos de trabalho, dos quais 150.000 em empresas fornecedoras de serviços e 300.000 em operação própria de empresas usuárias, o que representa um crescimento de aproximadamente 21,6% em relação ao ano anterior.
  O Telemarketing, atualmente, é ferramenta de marketing utilizada em empresas de todos os setores da economia, favorecendo, no mercado, o crescimento de empresas especializadas na fabricação e revenda de equipamentos para Call Centers, prestadoras de serviços de terceirização de telemarketing e de consultorias.


O código de defesa ao consumidor contribui de forma efetiva para o fortalecimento do Setor Telemarketing.

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